NOTÍCIAS
Petrobras, na Bacia de Campos, realiza apresentações nos Projetos de Educação Ambiental NEA-BC e Pescarte
Por meio do Projeto de Comunicação Social da Bacia de Campos (PCS-BC) a Petrobras iniciou, em agosto, uma série de apresentações junto aos integrantes do Projeto Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC) e do Projeto de Educação Ambiental Pescarte (PEA Pescarte), sobre o Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT).
Durante as apresentações, os comunitários puderam conhecer de que forma o PEAT é implementado nas plataformas da Petrobras. Além disso, por meio do game interativo PEAT a Postos, os participantes tiveram a oportunidade de identificar os principais aspectos ambientais das atividades marítimas, como descarte de resíduos, emissões atmosféricas e consumo de água doce.
A previsão é que as apresentações realizadas pelas equipes do PCS-BC nos PEAs sejam concluídas até outubro, abrangendo os 13 municípios da área de influência da Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro.
PEAT é desenvolvido junto aos trabalhadores embarcados
O PEAT conta com módulos básico e continuado. O módulo continuado é oferecido anualmente, com conteúdos voltados aos aspectos, impactos e medidas mitigadoras e compensatórias previstas no licenciamento ambiental, destinado às equipes que atuam tanto na operação offshore quanto no apoio em terra.
Além disso, há módulos específicos para as fases de instalação e descomissionamento das unidades, bem como para a divulgação dos programas e projetos ambientais desenvolvidos como condicionantes do licenciamento ambiental, sob demanda do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A realização do PCS-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.
Edição Equipe Informa Petróleo, com informações da Petrobras Bacia de Campos.