NOTÍCIAS
Cooperativismo foi o tema do 3º Encontro Microrregional do Pescarte
Com o objetivo de continuar o processo de formação e fortalecimento dos Projetos de Geração de Trabalho e Renda (PGTR), a equipe do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte, promoveu durante os dois finais de semana de agosto, o 3º Encontro Microrregional norte e sul. O evento foi realizado em Campos dos Goytacazes e Macaé.
Nos dois encontros estiveram presentes, aproximadamente, 210 pescadores dos dez municípios atendidos pelo Pescarte; o coordenador do PEA Pescarte, Geraldo Timóteo; os analistas do Ibama, Anderson Vicente e Patrícia Rodin; os técnicos da Petrobras e o representante da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), entre outros convidados.
O Encontro Microrregional iniciou com as boas-vindas da coordenadora do Núcleo Pedagógico do Pescarte Denise Costa – responsável pela condução do evento – e na sequência os integrantes do Projeto de Comunicação Social da Bacia de Campos da Petrobras (PCS-BC), Marcus Valério e Michel Tranjan, apresentaram pelo PCS-BC o Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT).
Durante o evento, os pescadores assistiram palestras, realizaram debates sobre o cooperativismo, se dividiram em grupos temáticos, tiraram dúvidas e apresentaram avanços na construção das cooperativas singulares em seus municípios e reflexões sobre a possibilidade da concepção da cooperativa Central.
O esforço conjunto para um objetivo em comum
Na avaliação de Patrícia Rodin, analista do Ibama, a temática do encontro é importante na medida que se trabalha “com cooperativas singulares e a relação delas com a cooperativa central. Pelas dinâmicas que acontecem, eu acredito que eles materializam cada vez mais como será o trabalho deles na cooperativa”.
Para a coordenadora Social Regional do Pescarte, Patrícia Pupe, os encontros onde se discute o cooperativismo, “contribuem significativamente para a formação, conscientização e capacitação dos participantes quanto à importância da organização comunitária. Além de proporcionar um espaço de diálogo e aprendizado fundamental para o desenvolvimento sustentável e a autonomia das comunidades pesqueiras”.
A presidente da Associação das Marisqueiras de Armação dos Búzios, Selma de Oliveira Gonçalves, considerou positiva a realização do 3º Encontro por estar sendo discutida “a implantação das cooperativas e, no momento, estamos nos organizando para criar a cooperativa de beneficiamento de pescado”, informou.
O PEA PESCARTE é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.
Edição Equipe Informa Petróleo com informações da Petrobras.