Este Portal está em fase de teste para avaliação de suas funcionalidades. Contribuições podem ser enviadas pelo Fale Conosco.
Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural

NOTÍCIAS

PEA Redes da Baía reúne Projetos de Educação Ambiental em evento sobre uso do audiovisual no processo pedagógico


18/10/25 - Encontro serviu como palco para a troca de experiências e exibição de produções que traduzem os desafios do licenciamento ambiental.

Nos dias 7 e 8 de outubro, o Novotel Porto Atlântico, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, foi palco do evento “O uso do audiovisual no processo educativo do licenciamento ambiental federal”. O encontro, organizado pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Redes da Baía de Guanabara, reuniu comunicadores, educadores e analistas ambientais para discutir o uso do audiovisual na comunicação de temas do Licenciamento Ambiental Federal (LAF). 
 
Durante os dois dias de evento, participantes puderam compartilhar experiências e conhecer os produtos audiovisuais produzidos por oito PEAs. Além das equipes dos PEA e das operadoras que atuam em atividades de produção de petróleo e gás natural, o encontro reuniu representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da produtora Banda Filmes, do Plano de Avaliação e Revisão da Mitigação de Impactos Socioambientais (Parmis) e do Programa Macrorregional de Comunicação Social (PMCS). 
 
O primeiro dia reuniu 61 pessoas. Já no segundo, 59 pessoas estiveram presentes. A programação cobriu, através da exibição de diferentes audiovisuais, como a comunicação tem sido utilizada para aprofundar o processo educativo das atividades dos PEAs. 
 
Exibições do primeiro dia 
 
As atividades do primeiro dia foram dedicadas ao compartilhamento das experiências do PEA Redes da Baía de Guanabara, da TotalEnergies, através da exibição do episódio “Um dia na Baía de Guanabara”, parte da série Espelhos da Baía. 
 
Em seguida, o PEA Rendas do Petróleo, da Petrobras, compartilhou o processo de construção do vídeo animado “História do Petróleo”. O PEA Rede Observação, da PRIO, através do “Teaser II – Rede Observação”, e o PEA Foco, da Equinor e Perenco, com o vídeo “1º episódio documentário sobre a vida das mulheres da pesca artesanal, Mulheres com voz e vez!”, também apresentaram experiências na construção de produtos audiovisuais. 
 
Mesas do segundo dia 
 
O segundo dia do evento iniciou com a apresentação do PEA Rumo, da Karoon Energy, com o vídeo “Episódio 1 – A foz e o projeto”. Em seguida, o Quipea – Quilombolas no Projeto de Educação Ambiental, da Shell, apresentou os tutoriais “gov.br” e “CapCut”. O NEA-BC, da Petrobras, encerrou as apresentações de audiovisuais com o vídeo: “Royalties – que negócio é esse?”. 
 
Ainda no segundo dia, o PMCS realizou uma apresentação das atividades do programa e das estratégias de comunicação no LAF. A mesa foi apresentada por Julio Dias, analista do Ibama, e Bryan Araújo, coordenador do PMCS. 
 
A mesa “Educação Ambiental e Comunicação na perspectiva política e pedagógica”, com a participação da Tatiana Walter, coordenadora do Parmis e docente da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e Patrícia Saldanha, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), marcou o encerramento do evento. 
 
A realização do Projeto de Educação Ambiental Redes da Baía de Guanabara é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama e vinculado às atividades de produção e escoamento de petróleo e gás no Campo de Lapa, um empreendimento da TotalEnergies.
 
 
Adriana Souza e Fernanda Guimarães – Jornalistas do Informa Petróleo.

Apoio

logoibp

Órgão licenciador

logoibama

© PMCS 2023 - 2025 Todos os direitos reservados

O Portal do Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural é uma medida exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.