Este Portal está em fase de teste para avaliação de suas funcionalidades. Contribuições podem ser enviadas pelo Fale Conosco.
Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural

NOTÍCIAS

Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto detalha proposta de reformulação do Portal Informa Petróleo


18/10/25 - Trabalho que detalha processo de revisão do portal será apresentado em evento realizado em Brasília.

A reformulação do portal Informa Petróleo será destaque no Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto (CBAI), realizado em Brasília no final de outubro. O trabalho que apresenta o processo de revisão da plataforma será discutido durante o evento e posteriormente publicado no anuário do Congresso. O CBAI 2025 acontece entre os dias 20 e 24 de outubro, com os dois primeiros dias dedicados a cursos e, de 22 e 24, voltado à programação técnica. 
 
Assinado por Augusto Gowert, Cristiane Simões Netto Costa, Leon Barreto Gonçalves Rosa e Naila de Freitas Takahashi, o artigo detalha o trabalho de aprimoramento da experiência do usuário do site Informa Petróleo, realizado com base na metodologia do Diamante Duplo, ferramenta de design thinking que orienta a identificação de problemas e o desenvolvimento de soluções. 
 
Essa sistematização também norteia o curso de Práticas de comunicação para os resultados do Licenciamento Ambiental: experiências orientadas aos usuários, ministrada por um dos autores do artigo, Augusto, que atualmente integra a equipe de designers do Programa Macrorregional de Comunicação Social (PMCS), parte do Eixo 3 do Plano Macro. 
 
“São compartilhadas algumas percepções e desafios, sobre a assessoria de redesign inicialmente prestada ao portal Informa Petróleo, provenientes da pesquisa realizadas no âmbito do Plano de Avaliação e Revisão da Mitigação de Impactos Socioambientais (Parmis). No curso também são apresentadas a diversidade de perfis de usuários que influenciam as práticas e os canais de comunicação adotados nos projetos voltado ao licenciamento ambiental”, conta Augusto. 
 
Projeto ITIMs no CBAI 
 
Além da apresentação do Informa Petróleo, a coordenação executiva do projeto Implementação dos Instrumentos Técnicos de Integração Metodológica (ITIMs), responsável pela execução de sete programas do Plano Macro, juntamente com as coordenadoras do Programa Macrorregional de Caracterização de Rendas Petróliferas (PMCRP) e do Programa Macrorregional de Caracterização Socioespacial dos Trabalhadores (PMCST), também participarão do evento com a apresentação do artigo “Rendas petrolíferas e participação social: impactos socioambientais em nove municípios da Bacia de Santos”. 
 
O trabalho será apresentado no dia 22 de outubro e é de autoria da coordenadora executiva do ITIMs, Kamila Louzada; do coordenador de relacionamento do projeto, Lucas Citele; da coordenadora do PMCRP, Paula Araújo; da coordenadora do PMCST, Eliza Barbosa; do consultor da FIA, Rodolfo Guido; e do professor Dr. Hélio Teixeira, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). 
 
Os analistas ambientais do Ibama, Julio Dias e Bruno Teixeira, que participaram da proposição do Plano Macro, também realizarão apresentações orais no Congresso. Os temas abordados serão “O monitoramento e a avaliação de impactos ‘positivos’ no aprimoramento da AIA de empreendimentos petrolíferos” e “Segurança territorial: uma proposta para a gestão dos impactos da indústria de petróleo e gás sobre a pesca artesanal”. 
 
O CBAI 
 
O CBAI 2025 é o principal fórum para debate sobre a Avaliação de Impacto Ambiental no Brasil. O evento será reúne profissionais de todo o país para discutir perspectivas sobre o Licenciamento Ambiental. 
 
O encontro é organizado pela Associação Brasileira de Avaliação de Impacto (ABAI) e contará com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que assume a coorganização do Congresso em parceria com a Universidade de Brasília (UNB).  
 
O PMCS é uma medida exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama para as operações de produção e escoamento de petróleo e gás natural das operadoras que atuam nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo. 
 
Programação do evento
 
Adriana Souza e Fernanda Guimarães, jornalistas do Informa Petróleo.

Apoio

logoibp

Órgão licenciador

logoibama

© PMCS 2023 - 2025 Todos os direitos reservados

O Portal do Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural é uma medida exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.