NOTÍCIAS
Curso de Formação de Dinamizadores reforça a capacitação dos profissionais do Peat
Nos dias 24 e 25 de setembro, o Edifício Horta Barbosa (EDIBH), no Rio de Janeiro, sediou o Curso de Formação de Dinamizadores (CFD), iniciativa voltada à capacitação continuada dos profissionais do Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (Peat) que atuam em unidades estacionárias de produção e embarcações de apoio, nas fases de instalação, operação e descomissionamento.
Promovido pela Petrobras, o curso reuniu quase 100 participantes em cada um dos dois de evento, entre educadores ambientais, palestrantes e instrutores, promovendo trocas de experiências, aprendizado técnico e integração entre os profissionais envolvidos na implementação do Peat — que passará a ser denominado Programa Macrorregional de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PMEAT).
Formação contínua e valorização dos educadores ambientais
Com 16 horas de duração, o curso abordou aspectos técnicos e didáticos voltados à prática educativa no contexto da indústria do petróleo e gás, incluindo metodologias andragógicas, voltadas à aprendizagem de adultos, e em conteúdos sobre habilidades técnicas e não técnicas, comunicação e trabalho em equipe.
A programação contou com palestrantes internos e convidados externos com sólida atuação acadêmica e técnica, ampliando o repertório dos participantes e estimulando o senso crítico e criativo na condução das ações educativas.
O curso foi construído de forma consultiva e colaborativa, a partir da atuação de uma comissão organizadora multidisciplinar composta por profissionais próprios e contratados da Petrobras e da empresa Kaniski Assessoria Pedagógica, com apoio das gerências da Petrobras.
Antes do início das atividades, os participantes responderam a um formulário para identificar características e necessidades específicas relacionadas à implementação do Peat, o que permitiu adaptar os conteúdos às realidades e aos desafios vivenciados nas frentes de trabalho.
De acordo com os educadores ambientais, a capacitação periódica é essencial não apenas para o aperfeiçoamento técnico, mas também como forma de valorização profissional, especialmente diante das constantes atualizações nas práticas e legislações da área ambiental.
O PEAT é uma medida de mitigação ambiental exigida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), prevista no licenciamento federal das atividades de petróleo e gás.









