NOTÍCIAS
Quipea inicia período de transição com reuniões em comunidades quilombolas sobre o Plano Macro
Entre agosto e outubro de 2025, o Quipea - Quilombos no Projeto de Educação Ambiental realizou uma série de 18 reuniões comunitárias para apresentar o Período de Transição que marcará sua integração ao Plano Macrorregional de Gestão de Impactos Sinérgicos das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural (Plano Macro).
Os encontros foram realizados nas sedes de cinco associações quilombolas e outros espaços coletivos, reunindo representantes de 21 comunidades quilombolas: Sobara, Botafogo, Baía Formosa, Preto Forro, Maria Romana, Maria Joaquina, Rasa, Mutum, Boa Vista, Sítio Santa Luzia, Bacurau, Machadinha, Aleluia, Batatal, Cambucá, Conceição do Imbé, Barrinha, Deserto Feliz, Graúna, Boa Esperança e Cacimbinha.
O que foi apresentado às comunidades
As atividades contaram com a presença de 416 participantes. As reuniões funcionaram como espaços de diálogo e formação comunitária, permitindo que as lideranças quilombolas e comunitários compreendessem as transformações institucionais e metodológicas em curso e se preparassem para participar ativamente das próximas etapas do projeto.
Além da troca de informações, foi reforçado o compromisso do Quipea com uma educação ambiental crítica e participativa, que reconhece o protagonismo das comunidades quilombolas na gestão dos territórios e na construção de políticas socioambientais mais integradas.
Como as reuniões foram conduzidas
Durante as reuniões comunitárias, a equipe do Quipea apresentou um vídeo explicativo sobre o Plano Macro e debateu as mudanças previstas para os projetos de educação ambiental vinculados ao licenciamento. Também foram detalhadas as atividades programadas para a nova etapa, como:
- Formações regionais sobre aspectos interligados aos impactos da indústria do petróleo;
- Encontros semestrais de representantes das 21 comunidades;
- Ações de formação política voltadas à inserção dos representantes quilombolas em espaços de controle social do orçamento público municipal.
Ao final de cada reunião, as comunidades elegeram quatro representantes para participar das atividades específicas de formação ao longo dos próximos dois anos.
O que muda com o Plano Macro?
O Plano Macro é uma iniciativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), construída em parceria com operadoras e instituições executoras dos programas socioambientais do setor.
Tem como objetivo integrar e fortalecer os projetos de mitigação, promovendo uma gestão conjunta das ações socioambientais nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.
Sobre o projeto
O Quipea é um Projeto de Educação Ambiental (PEA), medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama, como condicionante de licença das atividades de exploração e produção de petróleo e gás da Shell na Bacia de Campos.
Link do vídeo sobre o Plano Macro: https://www.youtube.com/watch?v=wgvzeQs1pkU&t=74s.
Wagner Dornelles e Karolina Gomes, jornalistas do Informa Petróleo.









