Este Portal está em fase de teste para avaliação de suas funcionalidades. Contribuições podem ser enviadas pelo Fale Conosco.
Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural

NOTÍCIAS

PEA FOCO participa ativamente da primeira Plenária Regional Sudeste para a construção do Plano Nacional da Pesca Artesanal (PNPA)


05/11/24 - 20 pessoas foram eleitas para representar a Região Sudeste na Plenária Nacional, marcada para 2025 em Brasília

A primeira Plenária Regional Sudeste para a construção do Plano Nacional da Pesca Artesanal (PNPA) aconteceu em Vitória (ES) entre os dias 9 e 11 de outubro, reunindo pescadores(as), pesquisadores(as) e gestores públicos da região Sudeste para discutir o futuro da pesca artesanal no Brasil. 
O evento, que faz parte de um processo de construção participativa de políticas públicas para os próximos 10 anos, abordou sete eixos fundamentais que irão estruturar o PNPA, como economia da sociobiodiversidade, cultura e identidade, e emergências climáticas.
 
Participação ativa do PEA FOCO
O PEA FOCO marcou presença na plenária, contribuindo ativamente para os debates e propostas. A participação se deu de duas formas: pela representação técnica das equipes do PEA FOCO de Macaé/RJ e Campos dos Goytacazes/RJ e pela atuação de pescadoras como Clécia Maria Santos da Silva, da comunidade do Farol de São Thomé (Campos dos Goytacazes), e Luciane Holmes, de Cabo Frio (RJ). Ambas são envolvidas diretamente com as ações do PEA FOCO (Clécia do PEA FOCO executado pela Perenco e Luciane da Equinor), trazendo a perspectiva das mulheres da cadeia produtiva da pesca artesanal para o centro das discussões.
 
Durante o evento, os representantes do PEA FOCO executados pelas duas operadoras apresentaram em conjunto duas propostas relevantes: o fomento a coletivos de mulheres da pesca para geração de trabalho e renda alternativa e a melhoria da comunicação entre o INSS e as comunidades pesqueiras, visando facilitar o acesso aos direitos previdenciários dos pescadores.
 
Eleição e representatividade
Além de contribuir com propostas, a participação do PEA FOCO foi marcada pela eleição de Clécia Maria Santos da Silva como delegada para representar a Região Sudeste na Plenária Nacional do PNPA, que ocorrerá em junho de 2025, em Brasília. Sua eleição simboliza o fortalecimento das vozes das mulheres pescadoras e a importância de sua inclusão nos processos de tomada de decisão. Foram eleitos ainda outros 19 delegados que representarão a Região Sudeste na etapa nacional do PNPA.
 
A participação do PEA FOCO na plenária é um reflexo de seu compromisso em alinhar suas ações com os objetivos do PNPA, promovendo a ampliação do controle social e o fortalecimento institucional das comunidades pesqueiras. Desde o início de suas atividades, o PEA FOCO tem atuado para garantir que as políticas públicas respeitem as características regionais e a pluralidade das pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a pesca artesanal.
 
Propostas aprovadas e próximos passos
A plenária foi encerrada com a aprovação de diversas propostas, incluindo a regularização fundiária dos territórios pesqueiros, a criação de um fundo específico para a pesca artesanal, e o incentivo à participação de mulheres e jovens no setor. Essas propostas serão levadas para as próximas etapas de construção do PNPA, que segue agora para a Região Centro-Oeste, com uma plenária programada para o final de outubro.
 
Sobre o PEA FOCO
O PEA FOCO é o projeto de educação ambiental desenvolvido na Bacia de Campos, nas áreas de abrangência dos campos de Peregrino e Pargo, operados respectivamente pelas empresas Equinor e Perenco, como medida de mitigação exigida pelo licenciamento federal conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Executado pelas duas empresas, com participantes, municípios e equipe técnicas diferentes, o projeto possui unidade metodológica e objetivos comuns, que é o de capacitar as mulheres envolvidas direta ou indiretamente na pesca artesanal por meio do reconhecimento de seus direitos e deveres na sociedade.
 

Apoio

logoibp

Órgão licenciador

logoibama

© PMCS 2023 - 2024 Todos os direitos reservados

O Portal do Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.