NOTÍCIAS
Um ano de PEA Redes da Baía: engajamento e educação ambiental na gestão da Baía de Guanabara
O Projeto de Educação Ambiental Redes da Baía de Guanabara (PEA Redes da Baía) está comemorando, em março de 2025, um ano de atividades da sua 2ª fase. Conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e operado pela TotalEnergies EP Brasil, o projeto tem como objetivo promover a gestão compartilhada da Baía de Guanabara, envolvendo pescadores, turistas e autoridades de sete municípios do Rio de Janeiro.
Um ano de mobilização e aprendizado
Desde março de 2024, o PEA Redes da Baía tem sido um importante espaço de discussão sobre o uso da Baía de Guanabara. Entre as principais iniciativas estão a divulgação da série documental Espelhos da Baía e os debates sobre o impacto do tráfego de embarcações no ecossistema local.
A fase 2 do PEA Redes da Baía combina educação ambiental e tecnologias de comunicação, utilizando a educomunicação para criar conteúdos informativos e humanizados. No primeiro ano da Fase 2, o projeto realizou 115 encontros, impactando diretamente mais de 500 pessoas. Foram promovidos 72 encontros presenciais em seis municípios e 28 participações em atividades externas. A estratégia de comunicação do projeto alcançou mais de 690 mil pessoas nas redes sociais, reforçando o engajamento do público com os temas ambientais.
Cine Debate e participação ativa da comunidade
Um dos destaques do projeto foi a realização de três sessões de Cine Debate, ocorridas em novembro de 2024 e março de 2025. Os eventos foram realizados em parceria com a Universidade do Ambiente INEA, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) em Niterói e o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LANCE) da UFRJ. As sessões reuniram aproximadamente 60 participantes de diversas instituições ligadas ao meio ambiente, pesca, pesquisa, esporte e economia do mar. Outras sessões estão previstas para os próximos meses, ampliando o diálogo sobre a preservação e gestão da Baía.
O que vem por aí?
Para 2025, o PEA Redes da Baía planeja uma programação ainda mais robusta, incluindo novos Cine Debates, uma mesa-redonda e um seminário. O objetivo é aprofundar o conhecimento e fomentar estratégias coletivas para a gestão da Baía de Guanabara.
Com resultados que contribuem na pauta da gestão ambiental pública e crescente participação da sociedade, o projeto se consolida como um importante agente de mobilização e diálogo sobre o futuro desse ecossistema tão valioso para o estado do Rio de Janeiro.
A realização do projeto de Educação Ambiental Redes da Baía de Guanabara é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama e vinculado às atividades de produção e escoamento de petróleo e gás no Campo de Lapa, um empreendimento da TotalEnergies.
Quer saber mais ou participar das atividades? Acompanhe o projeto nas redes sociais:
- E-mail: pea_redesbaiadeguanabara@fia.com.br
- Site: pearedesdabaia.com.br
- Facebook: PEA Redes da Baía de Guanabara
- Instagram: @pearedesdabaia
- YouTube: PEA Redes da Baía