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No Dia Mundial do Meio Ambiente, PEA HorizontES promove IV Oficina Colaborativa
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Projeto de Educação Ambiental (PEA) HorizontES realizou a IV Oficina Colaborativa, reunindo virtualmente equipes técnicas de quatro PEAs da Linha F para discutir estratégias e metodologias voltadas aos eventos de devolutiva de produções audiovisuais no contexto do licenciamento ambiental federal de petróleo e gás natural.
Os Projetos de Educação Ambiental (PEAs) são executados como medidas de mitigação exigidas pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O PEA HorizontES é executado pela Environpact para a BWE Energy, como condicionante ambiental do campo de Golfinho, localizado na Bacia do Espírito Santo, e tem o objetivo de promover o debate a respeito da redução da produção do petróleo offshore na Bacia do Espírito Santo, a consequente mudança do perfil da exploração petrolífera e os impactos associados a este fenômeno.
Com duração de quatro horas, o encontro promoveu uma troca de experiências entre os projetos Rumo, Redes da Baía de Guanabara, Caminhos do Mar e o próprio HorizontES, com foco em conceitos-chave dos eventos, perfis dos públicos participantes, materiais utilizados, estratégias de mobilização e avaliação de resultados. “Estou muito feliz! Fiz questão de participar do encontro, porque sabia que seria uma excelente oportunidade para debater realidades distintas e entender o que une esses territórios”, destacou Marianne Azevedo Bulhões, coordenadora técnica do PEA Caminhos do Mar.
Experiências, metodologias e desafios compartilhados
Durante o encontro, foram apresentadas diferentes abordagens metodológicas adotadas pelos PEAs, envolvendo ações como cine-debates, rodas de conversa e eventos formativos. As trocas evidenciaram a importância de adequar as atividades aos contextos locais, promovendo a escuta qualificada e a participação ativa dos diversos grupos sociais envolvidos.
Também foram debatidos os desafios enfrentados na mobilização e execução dessas ações, como o acesso a determinados territórios, a necessidade de manter o diálogo com os públicos ao longo do processo e a construção de espaços coletivos de escuta e reflexão. As contribuições da oficina reforçam a relevância de metodologias sensíveis ao território e à diversidade de atores presentes na zona costeira e marítima.
Resultados e próximos passos
Ao final do encontro, foi realizada uma sistematização dos principais temas dos debates, incluindo o registro das boas práticas e pontos de atenção identificados. O documento gerado será disponibilizado para todos os PEAs participantes, contribuindo para o aprimoramento contínuo das atividades de educação ambiental no contexto do licenciamento federal. “Nessa devolutiva, buscamos mais do que repassar conteúdo: quisemos instigar reflexão e ação, qualificando o debate - que é o objetivo central do projeto de Linha F”, afirmou Fabiana Gern, educadora socioambiental do PEA Rumo.
Para o PEA HorizontES, que está iniciando a fase de planejamento dos seus eventos de devolutiva, a oficina representou uma valiosa oportunidade de aprendizado e troca de experiências, que serão aplicadas nos próximos cine-debates e mesas redondas do projeto. “Estamos começando a planejar nossos eventos de devolutiva, que incluem cine-debates e mesas-redondas. Os outros PEAs já percorreram esse caminho e vivenciaram essas etapas. Por isso, propusemos essa troca: para entender melhor como foi o processo de planejamento e a realização desses eventos”, explicou José Souza, coordenador-técnico do projeto.
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