Este Portal está em fase de teste para avaliação de suas funcionalidades. Contribuições podem ser enviadas pelo Fale Conosco.
Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural

NOTÍCIAS

PEA Redes da Baía: episódios da Série "Espelhos da Baía" apresentados na 14ª Mostra Tela Verde são exibidos em espaços selecionados


31/07/25 - Os episódios retratam as vivências de pessoas que habitam e circulam pela Baía de Guanabara (RJ)

Três vídeos da Série documental “Espelhos da Baía", selecionados junto com outras 43 produções integrantes da 14ª edição do Circuito Tela Verde, uma realização do Ministério do Meio Ambiente (MMA), começaram a ser exibidos em espaços localizados na área de abrangência do Projeto de Educação Ambiental Redes da Baía de Guanabara (PEA Redes da Baía). 
 
Programação 
 
A próxima exibição está programada para o dia 30 de agosto no Núcleo de Educação Ambiental do Parque Madureira (NEAPM), no Rio de Janeiro. Desta vez, será apresentado o Episódio 1 – A Memória e a História do Tráfego de Embarcações na Baía de Guanabara, para 60 estudantes de escolas públicas da região, como parte das atividades da Colônia de Férias do parque. 
 
Anteriormente, no dia 22 de junho, foi realizada a abertura do 14º Circuito Tela Verde no NEAPM, com a exibição do Episódio 4 – Pescadores e Pescadoras da Baía de Guanabara, em celebração ao 13º aniversário do Parque Madureira. 
 
Acompanhe os locais e as instituições exibidoras da 14ª edição do Circuito Tela Verde no Portal do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Acesse aqui
 
Realidades e desafios do estuário 
 
A Série documental Espelhos da Baía - desenvolvida entre 2020 e 2023 - é composta por cinco episódios e um média-metragem que retratam as vivências de pessoas que habitam e circulam diariamente pela Baía de Guanabara (RJ). As narrativas abordam suas realidades e os desafios enfrentados na gestão compartilhada dos espelhos d’água do estuário.   
 
“A série retrata a realidade da Baía de Guanabara e suas complexas relações sociais, culturais, ambientais, econômicas e políticas. O recurso audiovisual tem esse potencial de sensibilizar as pessoas a partir das imagens e dos relatos”, explica a coordenadora-executiva do PEA, Yashmin Viola Marote Loureiro.  
 
O PEA Redes da Baía desenvolve ações com diversas camadas da sociedade — pessoas e instituições que se relacionam com a Baía de Guanabara no dia a dia — envolvendo desde comunidades de pescadores artesanais, representantes de organizações ambientais da sociedade civil e as autoridades marítima e portuária locais. 
 
Baía de Guanabara: lazer, trabalho e pesquisa 
 
Yashmin Loureiro explica que, durante a primeira fase do PEA, houve uma investigação profunda do território. "Trabalhamos com um público diversificado de pessoas e instituições que se relacionam com a Baía de Guanabara em seu cotidiano por diferentes formas, de lazer e de trabalho, incluindo pesquisadores que atuam na região”. 
 
A Fase 2 do PEA Redes da Baía tem duração de 24 meses (entre 2024 e 2026). A área de atuação abrange sete municípios do entorno da Baía de Guanabara - Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, são Gonçalo e Niterói - promovendo o diálogo entre diferentes usuários e fortalecendo a participação social na gestão desse território. 
 
O PEA Redes da Baía é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no âmbito das atividades de produção e escoamento de petróleo do Campo de Lapa (localizado na bacia oceânica de Santos, na costa dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina). O Campo de Lapa é um empreendimento  da TotalEnergies EP Brasil Ltda. 

Apoio

logoibp

Órgão licenciador

logoibama

© PMCS 2023 - 2025 Todos os direitos reservados

O Portal do Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural é uma medida exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.