Este Portal está em fase de teste para avaliação de suas funcionalidades. Contribuições podem ser enviadas pelo Fale Conosco.
Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural

NOTÍCIAS

Mês internacional da juventude: PEA Rendas mobiliza jovens de nove municípios litorâneos do Rio de Janeiro e São Paulo


18/08/25 - Projeto apoia a participação popular na discussão sobre a distribuição e aplicação das rendas petrolíferas de forma responsável

Agosto é o mês para celebrar o papel da juventude na participação das decisões tomadas na sociedade. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado oficinalmente no dia 12 de agosto. A equipe do Informa Petróleo conversou com o Projeto de Educação Ambiental Rendas do Petróleo (PEA Rendas) e relembra nesta matéria o trabalho realizado com esse público.

“Temos uma juventude com gana e interesse em participar, que não possuíam familiaridade com as rendas petrolíferas, mas que, no momento em que entendeu do que tratamos, deslanchou e foi por caminhos que não pensamos. Ela nos impulsiona”, entusiasma-se Isabela Mariz, coordenadora executiva do Projeto de Educação Ambiental Rendas do Petróleo (PEA Rendas). 

O projeto apoia a participação popular na discussão sobre a distribuição e aplicação das rendas petrolíferas de forma responsável. “Muitas vezes os jovens não têm oportunidade em seus municípios e terminam migrando para outros municípios. Isso acontece muito aqui no Litoral Norte (de SP). O PEA contribui para fortalecermos a participação no município, de forma a pensar em geração de trabalho e renda na própria cidade, mas isto é algo a longo prazo“, observa Mariz. 

Um dos públicos prioritários do projeto são moradores de 15 a 29 anos dos nove municípios em que o PEA Rendas é executado (Guapimirim, Maricá, Niterói e Paraty, no RJ, e Cananéia, Caraguatatuba, Iguape, Ilhabela e Ilha Comprida, em SP). A faixa etária foi definida de acordo com o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013). No entanto, isso não exclui a participação de outros perfis interessados, que fortalecem o processo formativo. 

O PEA Rendas do Petróleo é uma medida de mitigação de impacto exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no âmbito das atividades de produção e escoamento de petróleo da Petrobras na bacia oceânica de Santos, que abrange a costa dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.  

Justiça intergeracional 

A coordenadora executiva do PEA Rendas chama atenção para o fato de que o projeto tem um público diversificado, mas ressalta: “temos um olhar para a juventude porque trabalhamos com um recurso natural que pertence a todos nós e que vai acabar. A partir da perspectiva da justiça intergeracional, e pensando que precisamos deixar um legado com esses recursos que os municípios estão recebendo agora, temos como foco as gerações futuras. São elas que vão herdar o que estamos fazendo agora. Então, nós os convocamos para fazer parte dessa construção”, conta. 

Ela destaca ainda que “Em nossa equipe temos um perfil profissional chamado de educador de base, que foi pensado para termos em nosso corpo técnico pessoas com o perfil daqueles que queremos mobilizar. Essa é uma estratégia: jovem chamando jovem. Jovem educando jovem. São eles que conhecem e entendem essa juventude”, aponta. 

Grupos Elo  

Integrante de um dos grupos Elo, Jamily de Farias, 20 anos, que se auto identifica como caiçara e mora no município de Caraguatatuba (SP), é técnica de recursos humanos. Ela está concluindo seu curso de graduação em Processos Gerenciais com um trabalho sobre rendas petrolíferas. 

“O trabalho de Jamily é um exemplo de como o debate percolou para a sociedade”, observa Isabela. “A participação no projeto começou como uma atividade com meus amigos. Mas, agora estou sempre lá”, confirma Jamily, explicando assim a escolha do tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) universitário. 

Bianca Santos, também de 20 anos, é educadora de base do PEA Rendas. Ela é técnica de meio ambiente e está cursando engenharia ambiental. A jovem conta que conheceu o projeto em uma atividade em seu próprio colégio, foi convidada (e aceitou) atuar como educadora do PEA Renda. Agora, Bianca também faz parte do Conselho de Juventude de Caraguatatuba.  

“O nosso Elo passou a participar de vários conselhos municipais. Temos um membro no conselho de juventude, outro no conselho de meio ambiente e mais um no conselho de educação”, enumera.  

 

Apoio

logoibp

Órgão licenciador

logoibama

© PMCS 2023 - 2025 Todos os direitos reservados

O Portal do Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural é uma medida exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.