Voltar

Notícias

Petrobras inicia pesquisa sísmica em águas profundas no Campo de Mero, na Bacia de Santos

Operação a mais de 1.500 metros de profundidade começa neste mês de fevereiro. Estatal alerta embarcações para manterem distância de segurança na costa fluminense.

20/02/2026 | Notícias
por: Petrobras

Operação a mais de 1.500 metros de profundidade começa neste mês de fevereiro. Estatal alerta embarcações para manterem distância de segurança na costa fluminense.

Mapa destaca atividade sísmica no Campo de Mero. Crédito: Petrobras.

A Petrobras anunciou o início da Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 4D PRM no Campo de Mero, localizado na Bacia de Santos. A operação, com início previsto para este mês de fevereiro de 2026, ocorrerá a uma distância superior a 146 quilômetros da costa de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. 

A aquisição de dados será realizada em águas ultraprofundas, ultrapassando a marca de 1.500 metros de profundidade. Para a execução do projeto, a Petrobras conta com a parceria das empresas especializadas Saexploration Brasil Serviços Sísmicos e PXGeo do Brasil LTDA. 

Navegação 

Devido à complexidade dos equipamentos utilizados na pesquisa sísmica, a Petrobras recomenda que as embarcações mantenham uma distância mínima de 5 milhas náuticas ao redor dos navios de pesquisa. 

O procedimento é necessário para evitar acidentes e garantir uma navegação segura. 

Serviço e Atendimento 

Em caso de incidentes envolvendo danos a embarcações de pesca ou petrechos, bem como para o esclarecimento de dúvidas, envio de sugestões ou registro de reclamações, a população pode acionar os seguintes canais oficiais: 

Petrobras: 0800-728-9001 (Opção URA 5).

WhatsApp da Petrobras: (21) 96940-2116. 

Site: www.petrobras.com.br.

Linha Verde do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama): 0800-61-8080.

Coordenação de Licenciamento Ambiental de Exploração de Petróleo e Gás Offshore (Coexp): (21) 3077-4263.

LPS Nº 166/2025.

O Portal Informa Petróleo possui informações apenas de projetos condicionantes e empreendimentos relacionados a atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural nas Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo. Para consultar os empreendimentos de atividades de exploração, consulte os portais das respectivas operadoras responsáveis.   


+A -A