Quem Somos
O Portal Informa Petróleo integra o Programa Macrorregional de Comunicação Social (PMCS), uma iniciativa que busca unificar e qualificar as estratégias de comunicação do licenciamento ambiental federal para as atividades de petróleo e gás nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.
Iniciativa estruturante do Eixo de Comunicação do Plano Macro, o PMCS é resultado da articulação entre as empresas operadoras nessas bacias. Sua proposta é assegurar a divulgação de informações atualizadas, técnicas e acessíveis cuja publicidade seja requerida no âmbito do licenciamento.
O portal disponibiliza informações sobre as atividades das operadoras de petróleo e gás, incluindo seus empreendimentos, licenças e condicionantes ambientais vigentes. O acervo reúne também relatórios, vídeos, produções acadêmicas e materiais pedagógicos elaborados com recursos do licenciamento ambiental.
Com este espaço, o PMCS busca garantir à sociedade o acesso a informações integradas e de qualidade, fortalecendo a transparência e o diálogo social em torno das atividades de petróleo e gás no Brasil.
Conheça as Empresas Participantes
A BRAVA Energia é uma empresa independente de óleo e gás, formada pela união da 3R Petroleum com a Enauta. Com operações onshore e offshore, a empresa atua em cinco estados do Brasil: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, nas bacias de Campos, Santos, Potiguar, do Recôncavo e do Espírito Santo.
A BW Energy é uma empresa Norueguesa de exploração e produção de petróleo e gás natural, com operações no Gabão, Namíbia e Brasil. Com atuação no Brasil desde 2019, a empresa é operadora dos campos de Golfinho, na Bacia do Espírito Santo, e Maromba, na Bacia de Campos.
A Equinor é uma empresa global de energia, com sede na Noruega e que conta com mais de 21 mil profissionais. No Brasil, a companhia está presente há mais de duas décadas, com licenças tanto em desenvolvimento quanto em produção, tais como Bacalhau, na Bacia de Santos, e BM-C-33 e Peregrino, na Bacia de Campos. Agora, a Equinor se prepara para desenvolver um portfólio de energias renováveis no Brasil, com iniciativas em solar, eólica e armazenamento de baterias.
A Karoon Energy é uma empresa global de exploração e produção de petróleo e gás com sede em Melbourne, na Austrália, e atua no Brasil há 10 anos. A maioria dos ativos da empresa está localizada no sul da Bacia de Santos e inclui as descobertas de Neon e Goiá, o bloco de exploração S-M-1537 (Clorita) e o ativo de produção do Campo de Baúna, Bloco BM-S-40, que a Karoon passou a operar em novembro de 2020.
A Perenco é a primeira empresa independente de petróleo e gás da Europa e atualmente conta com 6 mil colaboradores em 15 países. A companhia atua no setor de óleo e gás desde 1975, e no Brasil está presente desde 2019, com ativos localizados em águas rasas da Bacia de Campos.
A Petrobras é uma empresa brasileira, com mais de 45 mil empregados e que atua, principalmente, na exploração e produção de petróleo e gás natural, refino, geração e comercialização de energia. A empresa tem grande base de reservas provadas, expertise em exploração e produção em águas profundas e ultraprofundas.
A PRIO é a maior operadora independente de óleo e gás no Brasil, focada na recuperação de ativos em produção, na gestão de reservatórios e na revitalização de campos maduros
A Shell é uma empresa de energia integrada, de origem anglo-holandesa e com aproximadamente 92 mil funcionários em mais de 70 países. No Brasil, está presente há mais de um século e atualmente tem participação em mais de 30 contratos em águas profundas, com ativos nas Bacias de Campos, Santos, Barreirinhas e Potiguar.
A TotalEnergies está presente no Brasil há quase 50 anos, através de seis subsidiárias, e hoje emprega mais de 3,5 mil pessoas em todos os seus segmentos de negócios, abrangendo atividades de exploração e produção, gás, energias renováveis, lubrificantes, produtos químicos e distribuição.
A Trident Energy é uma empresa global com atuação no Brasil desde julho de 2020. Operadora única dos 10 campos produtores que constituem os Polos de Pampo e Enchova, localizados na Bacia de Campos, seu foco está na recuperação das instalações e na revitalização de ativos maduros com o objetivo de incrementar a produção e as reservas.