Voltar

Projetos Condicionantes

Projeto de Monitoramento de Praias (PMP)

O Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Para isso, realiza o monitoramento contínuo das praias e oferece atendimento veterinário a animais vivos ou mortos encontrados nas áreas costeiras. O projeto está vinculado aos processos de licenciamento ambiental federal conduzidos pelo Ibama. 

O PMP atua nos municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, dividido em três frentes: 

  • PMP – Bacia de Campos 

  • PMP – Bacia do Espírito Santo 

  • PMP – Bacia de Santos 

Procedimentos 

Durante o monitoramento, todos os animais vivos encontrados pelas equipes de campo são avaliados. Se necessário, são encaminhados para atendimento em uma das 17 instalações da Rede de Atendimento Veterinário, localizadas entre Laguna (SC) e São Mateus (ES). Após o tratamento, os animais são reavaliados e, quando aptos, retornam ao ambiente natural, sendo marcados para possibilitar acompanhamento caso reapareçam em outras regiões. 

Em casos de animais mortos, é realizada necropsia para identificar a causa da morte e verificar se houve interação com atividades humanas, como pesca, embarcações ou contato com petróleo. 

Rede de Atendimento 

A rede de atendimento veterinário é formada por: 

  • 10 Centros de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CRD), localizados em: São Mateus (ES), Cariacica (ES), São Francisco do Itabapuana (RJ), Araruama (RJ), Angra dos Reis (RJ), Ubatuba (SP), Guarujá (SP), Cananéia (SP), Pontal do Paraná (PR) e Florianópolis (SC); 

  • 6 Unidades de Estabilização de Animais Marinhos (UE), em: Rio de Janeiro (RJ), São Sebastião (SP), Praia Grande (SP), São Francisco do Sul (SC), Penha (SC) e Laguna (SC); 

  • 1 base de apoio, localizada no Parque Nacional do Superagui (PR); 

  • 1 Unidade de Necropsia de Mamíferos Marinhos, no Rio de Janeiro (RJ) 

A população pode colaborar com o projeto acionando as equipes ao avistar um animal vivo ou morto nas praias. Confira os contatos por área: 

  • PMP-BS – área SC/PR e área SP: 0800 642-3341 

  • PMP-BS – área RJ: 0800 999-5151 

  • PMP-BC/ES – norte do RJ: 0800 991 4800 

Conheça as ações das empresas participantes:

Selecione uma empresa para visualizar as informações.

Ícone de globo

Mantenha-se atualizado

Cadastre-se para receber as últimas atualizações do portal.

Cadastre-se

Contribua com o portal

Compartilhe suas ideias em nossos canais
Fale conosco
+A -A