Notícias e Eventos
Capacitação Continuada sobre PEAs com Povos e Comunidades Tradicionais conclui ciclo formativo
A iniciativa, conduzida pelo Instituto Paulo Freire (IPF), abordou temas como conflitos e mediação socioambiental.
28/11/2025 | Notícias
por: Wagner Dornelles e Karolina Gomes – Jornalistas do Informa Petróleo, com informações da Petrobras.
Aula presencial da Capacitação Continuada sobre Projetos de Educação Ambiental com Povos e Comunidades Tradicionais. Créditos: Equipe de Socioeconomia ES - Petrobras.
Profissionais das equipes de Socioeconomia da Exploração e Produção (E&P) da Petrobras concluíram, no dia 06 de novembro, a Capacitação Continuada sobre Projetos de Educação Ambiental (PEAs) com Povos e Comunidades Tradicionais. A iniciativa, conduzida pelo Instituto Paulo Freire (IPF), contou com cerca de 60 participantes que atuam em projetos condicionantes de licenças de operação.
A capacitação totalizou 34 horas de atividades, distribuídas em dois encontros presenciais, realizados em maio no Edifício Horta Barbosa (EDIBH), no Rio de Janeiro, e em três módulos temáticos desenvolvidos remotamente.
Uso de metodologias participativas marcou a atividade
A definição dos conteúdos abordados nas aulas virtuais ocorreu ainda durante as atividades presenciais, de forma participativa, a partir das escolhas dos alunos. Todo o processo foi orientado pela metodologia freiriana conhecida como “leitura do mundo”.
Conduzidos por Marcos Ortiz (IPF), Tatiana Walter (FURG/Parmis) e Reinaldo Fleuri (USP), os módulos da capacitação abordaram temas como conflitos e mediação socioambiental; impactos e mitigação; e relacionamento com comunidades tradicionais.
Espaço para troca de experiências e saberes
A capacitação teve orientação didática de Ismael Quirino, geólogo da Petrobras, e elaboração da Comissão de Educação Continuada, composta por representantes das Gerências Setoriais de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), Licenciamento e Meio Ambiente (LMA) e da Gestão Ambiental para a Exploração e Produção (GAE&P), em parceria com a Universidade Petrobras (UP).
Como proposta, destaca-se o estímulo ao fortalecimento da atuação e visão críticas dos profissionais, além da apresentação de conceitos e experiências com os povos tradicionais.
Os Projetos de Educação Ambiental (PEAs) executados pela Petrobras são medidas condicionantes exigidas pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.