Notícias e Eventos
BRAVA Energia dá início à ancoragem do FPSO Atlanta
Instalação de âncoras e estacas submarinas marcam o início da fase 1 do projeto de Atlanta
23/02/2024 | Notícias
Descarga torpedos. Crédito: BRAVA Energia
No final de 2023, a BRAVA Energia deu início à campanha de ancoragem do navio flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) Atlanta, com a instalação de estacas de fixação para linhas flexíveis e âncoras torpedo para a nova plataforma. Em 13 de dezembro, o navio foi batizado oficialmente, em cerimônia realizada em Dubai, local onde o FPSO está sendo adaptado.
O FPSO vai operar no Campo de Atlanta, na Bacia de Santos, e tem capacidade para produzir até 50 mil barris de óleo por dia e estocar até 1,6 milhão de barris de petróleo. A unidade contará com uma planta de processo eficiente de gerenciamento de carbono, reduzindo significativamente as emissões de gases de combustão através de um sistema de combustão fechado.
A adaptação do FPSO Atlanta segue dentro do cronograma estipulado, com previsão de que o navio saia do estaleiro no primeiro trimestre deste ano. O primeiro óleo do Sistema Definitivo (SD) de Atlanta está previsto para agosto de 2024.
O Campo de Atlanta é operado pela BRAVA Energia, subsidiária integral da Companhia, que também detém 100% de participação neste ativo. Localizado no bloco BS-4, na Bacia de Santos, em lâmina d’água de 1.500 metros, o campo produz desde 2018 por meio de Sistema de Produção Antecipada (SPA) – composto por três poços interligados ao FPSO Petrojarl I.