Notícias e Eventos
BRAVA Energia mobiliza equipe para simulado de emergência no campo de Papa-Terra
O treinamento utilizou o sistema de gestão de incidentes ICS (Incident Command System), com suporte da consultoria e contratadas
17/05/2024 | Notícias
Equipe multidisciplinar que trabalhou em conjunto no simulado de emergência. Crédito: BRAVA Energia
A BRAVA Energia realizou, em 11 de abril, um exercício simulado de emergência no Campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos. O exercício, que contou com a participação e avaliação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), teve como cenário uma rachadura fictícia no casco de um dos tanques da unidade de produção 3R-3, resultando em um vazamento de água oleosa para o mar.
Nos simulados práticos nenhum óleo é lançado no mar. Esses exercícios representam um passo significativo na garantia da segurança ambiental e no cumprimento das condicionantes da Licença de Operação. Os simulados são realizados periodicamente, mantendo as equipes de emergência treinadas para enfrentar uma situação real de forma eficiente. Além disso, a atividade é obrigatória para garantir a manutenção da licença operacional do ativo.
O simulado começou às 9h30 e foi desenhado para testar a capacidade de resposta da equipe da 3R Petroleum diante de uma emergência ambiental. Durante o exercício, foi simulada a detecção de uma rachadura significativa no tanque, que rapidamente evoluiu para um vazamento de água oleosa. Imediatamente, a equipe de emergência foi acionada para implementar o plano de contingência da companhia.
Uma equipe multidisciplinar trabalhou em conjunto para simular a resposta à emergência, que incluiu o lançamento de barreiras de contenção para limitar a dispersão da água oleosa e recolher a fração oleosa, a mobilização de embarcações de apoio e de aeronaves e drone para monitoramento aéreo, além de interação com órgãos externos e resposta às comunidades.
A BRAVA Energia destacou o sucesso do simulado e reafirmou seu compromisso com a segurança e a proteção ambiental. “Estamos continuamente aprimorando nossos processos e treinamentos para assegurar que nossa equipe esteja pronta para agir prontamente em caso de emergências. A parceria com o Ibama é fundamental para garantir que nossas práticas estejam alinhadas com as melhores normas ambientais”, disse o Comandante do Incidente, Alexsander Azevedo.