Notícias e Eventos
Podcast do PCS-BC aborda reciclagem sustentável de plataformas descomissionadas
A destinação sustentável das plataformas e suas partes, além de fundamental para o meio ambiente, é de extrema importância para a economia
19/08/2024 | Notícias
Podcast do PCS-BC aborda reciclagem sustentável de plataformas descomissionadas. Crédito: PCS-BC.
O primeiro episódio de 2024 do podcast do Projeto de Comunicação Social da Bacia de Campos (PCS-BC), publicizado em agosto, abordou o tema “Reciclagem sustentável de plataformas e destinação verde”.
Essa edição contou com a participação de Edson Valverde, Coordenador de Suporte Estratégico ao Descomissionamento na Petrobras, que, em 2023, já havia explicado o processo de descomissionamento de uma plataforma e voltou agora para esclarecer um pouco mais sobre a destinação sustentável, o que, segundo ele, consiste em encaminhar as unidades descomissionadas e suas partes para reciclagem. “O processo é sustentável e foca na reutilização dos componentes da embarcação, atendendo às práticas de ASG (Ambiental, Social e Governança), com foco, principalmente, na segurança de pessoas e na preservação do meio ambiente”, explica.
De acordo com o coordenador, a Petrobras possui diretrizes para a destinação sustentável de suas embarcações e utiliza-se sempre das boas práticas existentes no mercado mundial. “O desmantelamento de uma plataforma consiste em transformá-la no menor pedaço possível para que possa ser processada, seja através da reciclagem, ou através do reaproveitamento daquilo que for possível, inclusive um pequeno parafuso”.
Esse é um trabalho que gera muito valor para a economia nacional, pois a sucata ferrosa é utilizada como matéria prima na produção de aço, gerando diversos empregos nas diferentes fases do processo. Edson ressalta que cerca de 90% de uma plataforma é constituída de aço e pode ser reutilizada, tornando-a um ativo muito propício no mundo da reciclagem, principalmente no Brasil, que possui um mercado altamente demandante de sucata.
O processo de destinação verde inicia-se com a desmontagem da plataforma que pode durar de 10 a 12 meses. Para garantir sua segurança e sustentabilidade, a Petrobras segue uma série de normas e protocolos. “Dentre elas podemos citar a escolha de um estaleiro capacitado, com conhecimento técnico e tecnológico; a exigência de soluções prévias para evitar um possível extravasamento de contaminantes para o meio ambiente, como um terreno impermeabilizado e um sistema de drenagem eficaz; e o constante acompanhamento do trabalho desenvolvido no estaleiro para garantir que o escopo e as regras estejam sendo seguidas”, complementa Edson.
A destinação verde também é muito importante para alcançar a baixa pegada de carbono. Isto porque, quando plataformas ou FPSO, que podem pesar 50 mil toneladas, são reciclados, evita-se a emissão de 75 mil toneladas de gás carbônico (CO2), pois cada tonelada de aço reciclado, evita a emissão de uma tonelada e meia de CO2.
A realização do Projeto de Comunicação Social da Bacia de Campos (PCS-BC) é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.
Outras Notícias e Eventos
Últimas notícias