Programa Macrorregional de Caracterização do Tráfego de Embarcações
O principal objetivo do Programa Macrorregional de Caracterização do Tráfego de Embarcações (PMCTE) é caracterizar e monitorar a concentração espacial do tráfego e do uso de bases portuárias por embarcações de apoio e alívio associadas às atividades marítimas de produção e escoamento de petróleo e gás natural nas Bacias de Campos, Espírito Santo e Santos, fornecendo subsídios para avaliar os impactos socioambientais associados à essa concentração
O trabalho ajudará a compreender a dimensão e a importância da atividade monitorada no contexto das diferentes unidades espaciais. Também auxiliará na avaliação dos impactos socioambientais referentes às embarcações envolvidas nas atividades petrolíferas e no desenvolvimento de análises regionais integradas, que considerem outros aspectos socioeconômicos impulsionados por esta indústria.
Contexto do programa
As operações logísticas marítimas, associadas à cadeia de produção e escoamento de petróleo e gás natural offshore, levantam questões de cunho regional. Afinal, as navegações marítimas, as operações portuárias, a movimentação de pessoas e os recursos utilizados nessas bases portuárias podem gerar efeitos distintos nas diferentes unidades espaciais (áreas navegadas, municípios e bases logísticas), de acordo com aspectos sociais e econômicos onde as mesmas se encontram.
Operação do programa
Os dados e informações necessários para consolidar indicadores e índices do PMCTE serão oriundos do Projeto de Monitoramento do Tráfego de Embarcações (PMTE), que visa caracterizar e monitorar o tráfego e o uso de bases portuárias pelas embarcações que prestam suporte aos empreendimentos de produção e escoamento de petróleo e gás natural de cada operadora. Este projeto começou a ser executado em 2013, pela Petrobras, e em 2021 pelas demais empresas operadoras integrantes do Plano Macro.
A partir de 2022 todas as empresas começaram a gerar relatórios anuais simplificados deste projeto, com base nos dados de 2021 em diante.
O PMCTE, por sua vez, deverá ser executado a partir de 2023, por uma equipe cofinanciada pelas operadoras (a equipe executora do PMAIS). Ela será responsável por produzir as análises regionais integradas sobre o objeto de estudo do programa com base nos dados produzidos e aportados pelo PMTE de todas as empresas. Os resultados das análises do PMCTE serão publicados em boletins anuais.
Clique aqui para conhecer os resultados do Programa Macrorregional de Caracterização do Tráfego de Embarcações (PMCTE).
Clique aqui para conhecer a proposta metodologógica do PMCTE.
Apoio
Órgão licenciador
© PMCS 2023 - 2025 Todos os direitos reservados
O Portal do Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.