Voltar

Notícias e Eventos

Comunidades quilombolas discutem ações para o período de transição do Quipea

Encontro reuniu lideranças de 21 comunidades para dialogar com o Ibama e apresentar atividades previstas para 2026.

07/01/2026 | Notícias
por: Wagner Dornelles e Karolina Gomes – Jornalistas do Informa Petróleo, com informações do Quipea – PEA da Shell.

Encontro reuniu lideranças de 21 comunidades para dialogar com o Ibama e apresentar atividades previstas para 2026.

Legenda: Representantes das 21 comunidades quilombolas do Quipea reunidos em encontro de encerramento no ano de 2025. Crédito: Quipea.

Lideranças comunitárias, técnicos e representantes institucionais se reuniram nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025 para o 1º Encontro de Representantes das 21 Comunidades do Quipea (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental). O objetivo central do evento foi dialogar sobre as ações do período de transição do projeto, iniciado em julho de 2025 e com encerramento previsto para dezembro de 2027.  

Pautas em debate 

O encontro promoveu um espaço direto de interlocução com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Entre os temas debatidos, destacaram-se: as atualizações referentes ao Plano Macrorregional de Gestão de Impactos Sinérgicos (Plano Macro); o resgate do Plano de Trabalho do período de transição, apresentado nas reuniões comunitárias nos territórios quilombolas; e a consolidação de metodologias participativas para as próximas etapas. 

Lançamento do boletim PMCRP 

Durante o encontro, também houve a apresentação do Programa Macrorregional de Comunicação Social (PMCS), que divulgou o boletim do Programa Macrorregional de Caracterização das Rendas Petrolíferas (PMCRP).  O material destaca dados que detalham a composição orçamentária dos dez municípios que mais receberam rendas petrolíferas no Brasil em 2024.  

Acesse o Boletim do PMCRP na íntegra, clicando aqui 

Protocolos de consulta e divisão em microrregiões 

No encontro, a equipe do Quipea ainda apresentou a proposta de apoio à elaboração de protocolos comunitários de consulta, atividade prevista para iniciar em 2026. Nesta frente de trabalho, ficou determinado que as comunidades quilombolas serão organizadas em seis microrregiões, definidas a partir de critérios geográficos e dos tipos de impactos observados nos territórios. 

Participação ampliada 

O encontro contou com a participação de dois representantes de cada uma das 21 comunidades quilombolas, além de um representante por associação quilombola, membros da equipe executora do projeto, representantes da Shell e do Ibama, totalizando cerca de 70 participantes. 

O Quipea é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama e realizado pela Shell Brasil, na Bacia de Campos.  

O projeto teve início em 2010 e atua em 21 comunidades quilombolas, localizadas em oito municípios nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Seguindo a linha de ação D da Nota Técnica CGPEG/DILIC/IBAMA nº 01/2010, o projeto visa aprofundar conhecimentos dos quilombolas participantes do Quipea sobre o Plano Macro e favorecer a participação em seus programas e projetos. 

Leia mais sobre o Quipea: 

Quipea conclui quarta fase e inicia período de transição para o Plano Macro na Bacia de Campos 

No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, Quipea destaca protagonismo feminino na Bacia de Campos 

8º Encontro Cultural Quilombola valoriza ancestralidade e sustentabilidade

+A -A