Voltar

Notícias

Petrobras inicia produção de petróleo do navio-plataforma P-78 no Campo de Búzios

Unidade amplia a capacidade instalada do campo para cerca de 1,15 milhão de barris de petróleo diários.

23/01/2026 | Notícias
por: Petrobras – Bacia de Santos com edição da Adriana Freitas e Karolina Gomes, jornalistas do Informa Petróleo. 

Unidade amplia a capacidade instalada do campo para cerca de 1,15 milhão de barris de petróleo diários.

Plataforma P-78 chegou ao Brasil em outubro de 2025. Créditos: Divulgação Petrobras.

A Petrobras iniciou, no dia 31 de dezembro de 2025, a operação do navio-plataforma P-78 (Búzios 6), localizado no pré-sal da Bacia de Santos. A unidade tem capacidade para produzir diariamente 180 mil barris de óleo e 7,2 milhões de m³ de gás natural. Com o início das operações, o campo de Búzios passa a contar com sete plataformas em operação. 

A P-78 é do tipo FPSO (sigla em inglês para Floating Production Storage and Offloading), que em português significa Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência. A plataforma chegou ao Brasil em outubro de 2025, vinda de Singapura, após passar por um processo de comissionamento durante o translado. Além da produção de óleo, o projeto permite o escoamento de gás natural por meio da interligação com o gasoduto Rota 3. 

A operação da unidade é respaldada pela Licença de Operação (LO) Nº 1736/2025, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  

O empreendimento é parte integrante da Etapa 3 do licenciamento ambiental do pré-sal da Bacia de Santos. Esta etapa consiste em um conjunto de 23 projetos, sendo 11 de curta duração e 12 de longa duração, incluindo a P-78. 

O planejamento da Etapa 3 visa organizar o aumento da produção na região de forma coordenada com a infraestrutura de gasodutos. No total, os empreendimentos licenciados nesta fase preveem um incremento de 500 mil barris de óleo e 16 milhões de m³ de gás à produção diária da bacia. 

+A -A