NOTÍCIAS
Telemetria satelital é aliada no monitoramento de pinguins-de-magalhães reabilitados
29/11/24 - Projeto liderado pela Perenco busca entender rotas migratórias e interação com as unidades marítimas de E&P
A Perenco deu início à primeira temporada do Projeto de Monitoramento de Pinguins-de-Magalhães por Telemetria Satelital (PMPTS), uma iniciativa que alia conservação ambiental e tecnologia de ponta. O projeto atende às exigências do IBAMA no processo de licenciamento ambiental do FSO Pargo, conforme estabelecido na Licença Operacional nº 1677/2023.
Com duração prevista até 2031, o PMPTS tem como objetivo principal investigar o comportamento migratório e alimentício de pinguins-de-magalhães reabilitados, além de aprofundar o entendimento sobre como esses indivíduos interagem com as unidades marítimas de exploração e produção nas Bacias de Campos e Espírito Santo. A telemetria satelital é a tecnologia escolhida para viabilizar o monitoramento, permitindo rastrear os pinguins por sinais enviados a partir de transmissores instalados nos animais.
Parceria com foco na pesquisa e conservação
O projeto é fruto de um convênio entre a Perenco e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com apoio da BMP Ambiental e em colaboração com a Petrobras. Os pinguins monitorados passaram por reabilitação no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BC/ES), coordenado pela Petrobras.
A responsabilidade da Perenco inclui a instalação de transmissores nos pinguins reabilitados previamente à soltura dos animais e o monitoramento via satélite após a soltura.
Primeira temporada: 16 pinguins monitorados em 2024
Na temporada inaugural, realizada entre 30 de setembro e 15 de outubro de 2024, foram instalados 16 transmissores em pinguins-de-magalhães reabilitados. O processo envolveu equipes técnicas do PMP-BC/ES e seguiu rigorosos protocolos para garantir a segurança e bem-estar dos animais.
As imagens do projeto capturaram momentos marcantes, como a instalação dos transmissores e a soltura dos pinguins ao mar, ilustrando o cuidado e a dedicação das equipes envolvidas.
A próxima temporada está prevista para o segundo trimestre de 2025, quando a Perenco retomará a programação de instalação dos transmissores nos pinguins-de-magalhães reabilitados pelo PMP-BC/ES.
Contribuições científicas e ambientais
Os dados coletados pelo PMPTS irão contribuir para estudos sobre comportamento, padrões migratórios e uso do habitat dos pinguins-de-magalhães com o ambiente marinho, informações fundamentais para embasar ações de mitigação de impactos ambientais e conservação da espécie.