Programa Macrorregional de Caracterização Socioespacial dos Trabalhadores
A execução do PMCST visa caracterizar e monitorar as mudanças relacionadas ao trabalho, ao perfil socioeconômico e a dinâmica espacial de deslocamento dos profissionais, diretamente, associados às atividades marítimas de produção e escoamento de petróleo e gás natural nas Bacias de Campos, Espírito Santo e Santos, trazendo novos elementos para as análises de impactos socioambientais.
As informações produzidas pelo PMCST sobre o perfil desta força de trabalho e demais características voltadas à atividade offshore ajudarão na análise sobre o mercado de trabalho do setor, nos municípios e estados localizados na área de abrangência do programa, além de contribuir para melhor identificar os efeitos das mudanças.
Contexto do programa
O constante aumento na produção de petróleo e gás e a chegada de diferentes operadoras (em parte, estrangeiras) para atuar neste setor gera impactos na empregabilidade, altera a característica das vagas ofertadas e o perfil socioeconômico da força de trabalho. O fluxo de pessoas nos municípios, por exemplo, aumenta em função do tipo de oportunidade profissional disponível. O que impacta diferentes áreas do setor público, como saúde, educação e estrutura viária. Surge, então, a necessidade de planejamento conjunto entre empreendedores e poder público, subsidiado por informações obtidas através de um programa de monitoramento consistente, para auxiliar o ordenamento e desenvolvimento territoriais adequados, compatíveis às realidades locais e regionais e perspectiva de futuro.
A partir da caracterização, monitoramento da dinâmica espacial e perfil socioeconômico da força de trabalho associada à cadeia de petróleo e gás serão aprimorados subsídios que embasem medidas mitigatórias no âmbito do licenciamento ambiental, tornando-as mais ajustadas às dimensões dos impactos ocasionados em função da instalação e operação dos empreendimentos.
Operação do programa
Os dados e informações necessários para os resultados do PMCST serão oriundos dos Projetos de Monitoramento Socioespacial dos Trabalhadores (PMST), a serem executados, individualmente, pelas empresas operadoras integrantes do Plano Macro. O PMST começou em 2022 e prevê relatórios anuais simplificados.
O PMCST, por sua vez, deverá ser executado a partir de 2023, por uma equipe contratada de forma cofinanciada entre as empresas. A equipe executora do PMAIS será responsável por trabalhar com os dados produzidos por todas as empresas para produzir as análises regionais integradas sobre o objeto de estudo do PMCST. Os resultados serão publicados em boletins anuais do programa.
Clique aqui para conhecer os resultados do Programa Macrorregional de Caracterização Socioespacial dos Trabalhadores (PMCST).
Clique aqui para conhecer a proposta metodologógica do PMCST.
Apoio
Órgão licenciador
© PMCS 2023 - 2024 Todos os direitos reservados
O Portal do Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.