NOTÍCIAS
Brava Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta
15/01/25 - Unidade inicia operação em águas profundas na Bacia de Santos e produção atinge 20 mil bpd
A Brava Energia anunciou em 1º de janeiro a extração do primeiro óleo pelo navio flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) Atlanta, no Campo de mesmo nome, na Bacia de Santos. O marco foi registrado no dia 31 de dezembro de 2024, após a liberação oficial da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Após a conexão e partida dos dois primeiros poços, a produção estabilizou em cerca de 20 mil barris por dia (bpd).
A operação representa um momento significativo para a Brava, que se tornou a primeira companhia independente de petróleo e gás natural do Brasil a desenvolver um sistema definitivo de produção em águas ultraprofundas desde a fase inicial. O FPSO Atlanta tem capacidade para produzir até 50 mil barris de petróleo por dia, tratar 140 mil barris de água por dia e armazenar até 1,6 milhão de barris de óleo.
Compromisso com a sustentabilidade
Durante as obras de adaptação do FPSO Atlanta, a reutilização de parte do aço existente evitou a emissão de mais de 100 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2). Outras ações incluem a recuperação de calor residual dos gases de exaustão das turbinas, a inertização de tanques de carga com hidrocarbonetos, a integração energética para aumento da eficiência e o uso do óleo produzido em Atlanta como alternativa ao diesel. Adicionalmente, o FPSO Atlanta contará com um processo avançado de gestão de carbono, contribuindo para a significativa redução de emissões de gases de efeito estufa.
Conexão progressiva de poços
A produção inicial foi viabilizada pelos poços 6H e 7H, que estão em fase de estabilização. Segundo a Brava, a conexão dos quatro poços remanescentes (2H, 3H, 4H e 5H) ocorrerá em duas etapas. A primeira, envolvendo os poços 4H e 5H, deve ser concluída até o final do primeiro trimestre de 2025. Já a segunda, englobando os poços 2H e 3H, está prevista para o fim do segundo trimestre deste ano.
Transição do Sistema de Produção Antecipada
A implantação do Sistema Definitivo com o FPSO Atlanta marca também o encerramento das operações do Sistema de Produção Antecipada, realizado pelo FPSO Petrojarl I. As atividades da unidade foram finalizadas em outubro de 2024, com previsão de desativação total até março de 2025. Essa transição reflete o avanço tecnológico e a evolução das operações no Campo de Atlanta.