Este Portal está em fase de teste para avaliação de suas funcionalidades. Contribuições podem ser enviadas pelo Fale Conosco.
Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural

NOTÍCIAS

Avaliação de impactos ambientais no segundo podcast do PCS-BC


07/10/24 - Especialista da Petrobras explica os processos de avaliação de impactos ambientais no setor de óleo e gás

O Projeto de Comunicação Social da Bacia de Campos (PCS-BC) lançou o segundo podcast de 2024, desta vez com um tema crucial para o setor de óleo e gás: Avaliação de Impactos Ambientais em Empreendimentos de Produção. No episódio, a engenheira ambiental da Petrobras, Larissa Akemi, participa de uma conversa esclarecedora sobre os processos envolvidos na realização desses estudos e a importância deles para a preservação ambiental.

O que são os estudos ambientais?

Larissa começa explicando que os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) são realizados para identificar como os empreendimentos de produção de petróleo e gás natural interagem com o meio ambiente. Eles são uma exigência do licenciamento ambiental e incluem a análise de aspectos como emissões atmosféricas, descarte de efluentes e a geração de resíduos. "O que se busca é identificar e caracterizar quais são os elementos do projeto que vão interagir com o meio ambiente nos arredores", explica Larissa.

A engenheira também detalha como o EIA é um estudo multidisciplinar, envolvendo especialistas de várias áreas, como fauna, flora e socioeconomia. Por ser complexo, o estudo é acompanhado pelo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que resume os principais pontos de forma acessível para a população.

Fases do licenciamento ambiental

Akemi ainda destaca que o licenciamento ambiental ocorre em três fases: licença prévia, licença de instalação e licença de operação, sendo que o EIA/RIMA é apresentado já na primeira etapa, como parte da aprovação da concepção e localização do empreendimento.

Evolução dos programas ambientais

Na visão de Larissa, houve uma grande evolução na forma como os programas ambientais são desenvolvidos. "Eu acho que a gente evoluiu muito em relação aos programas ambientais... Hoje, eles têm um foco muito regional. Olham as bacias e os municípios envolvidos de forma integrada, evitando sobreposições desnecessárias e permitindo uma visão mais ampla dos impactos", afirma. Essa abordagem regional permite o monitoramento mais eficaz e fornece dados valiosos para melhorar os estudos futuros. "A partir do momento que a gente monitora tanto, passamos a ter um volume de informações que nos permite fazer estudos melhores e mais fundamentados para os novos empreendimentos", conclui.

A realização do Projeto de Comunicação Social da Bacia de Campos (PCS-BC) é uma medida de mitigação exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.

O podcast está disponível abaixo. Assista e compartilhe!

 

Apoio

logoibp

Órgão licenciador

logoibama

© PMCS 2023 - 2024 Todos os direitos reservados

O Portal do Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.