NOTÍCIAS
NEA-BC inicia o Pró-Lideranças V
Começou em janeiro, nos municípios de Carapebus, Casimiro de Abreu, Araruama, Quissamã, São Francisco de Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro e, em Itapemirim, no Espírito Santo, o Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças, o Pró-Lideranças V. Realizado pelo projeto Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos(NEA-BC), o Pró-Lideranças é uma oportunidade para compartilhar conhecimento sobre a gestão ambiental, a fim de favorecer a participação cidadã em espaços públicos, buscando soluções para os problemas socioambientais do município.
O Pró-Lideranças V irá até novembro de 2025 e será dividido em duas etapas. A primeira consiste em seis encontros nos 17 municípios de atuação do NEA-BC – 13 no Rio de Janeiro e quatro no Espírito Santo. A segunda etapa será um encontro intergeracional, reunindo representantes dessas cidades para um debate regional sobre gestão ambiental e participação social.
Criado em 2009, o Pró-Lideranças aborda temas como Educação Ambiental Crítica, Gestão Ambiental Pública, Impactos da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás, Orçamento Público, Políticas Públicas e Controle Social. Nesta edição, o foco estará na participação cidadã nos espaços de decisão e na construção de propostas para a gestão ambiental pública.
Segundo Sandra Miscali, gerente do projeto NEA-BC, “o controle social é um instrumento democrático que garante aos cidadãos o direito de participar das decisões e influenciar as políticas públicas em áreas como saúde, educação, saneamento e mobilidade urbana”. Ela destaca ainda a importância da gestão dos recursos provenientes das receitas petrolíferas, para que os municípios dependentes desses recursos possam planejar um futuro sustentável.
Para os interessados que moram em outros municípios da Bacia de Campos, fiquem ligados nas redes sociais do NEA-BC! Em breve serão abertas novas inscrições. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo link: formulário de inscrição.
Sobre o NEA-BC
O NEA-BC é um projeto socioambiental que busca mitigar os impactos da indústria de petróleo e gás na região da Bacia de Campos, seu objetivo é fortalecer a participação cidadã e qualificar a sociedade para influenciar decisões sobre as políticas públicas locais.
O projeto é uma medida de mitigação dos impactos da indústria de petróleo e gás, exigida pelo Licenciamento Ambiental Federal, conduzido pelo Ibama.